Notícia #7: Moldura Humana “ACESSIBILIDADE”

Convocatória- Assembleia Geral Eleitoral (15/02/2023)
Fevereiro 8, 2023
Notícia #8: Entre a minha família e os meus direitos
Abril 5, 2023

Notícia #7: Moldura Humana “ACESSIBILIDADE”

“A dream you dream alone is only a dream.

A dream you dream together is a reality.”

John Lennon

No dia 6 de dezembro fomos agentes de transformação política e social.

Numa parceria com o Município de Anadia e com o Agrupamento de Escolas de Anadia, reunimos centenas de cidadãos, entre clientes, formando e colaboradoras da APPACDM, alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Anadia, atletas do Anadia Futebol Clube e pessoas da comunidade em geral, para mostrar que TODOS temos direito a:

– ser tratados com dignidade;

– ver respeitada a nossa liberdade e independência;

– não sofrer qualquer tipo de discriminação;

– participar e estar incluído na sociedade;

– ser diferente, único e singular nas suas características, limitações e escolhas;

– ter igualdade de oportunidades e de género;

– e a participar sem obstáculos e sem barreiras.

Nesta ação de sensibilização junto da comunidade educativa e da comunidade em geral, cerca de 700 pessoas construíram o símbolo da acessibilidade:

“um círculo, com a figura simétrica conectada para representar uma harmonia entre os humanos dentro da sociedade. Os seus quatro círculos azuis representam as extremidades do corpo, a cabeça para pensamento cognitivo e visão, com mãos e pés para mobilidade. Esta figura humana está de braços abertos para simbolizar a inclusão de todos, pessoas com deficiências permanentes e temporárias.”

Esta imagem, inspirada no Homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci, e consequentemente na simbologia de que o universo deve ser visto como um todo, foi criada para representar a acessibilidade para pessoas com deficiência. Isso inclui acessibilidade de informações, serviços, tecnologias de comunicação, bem como o acesso físico. É utilizado em produtos de informação pública de forma a promover a conscientização sobre questões relacionadas com a deficiência, simbolizando tudo o que seja acessível para pessoas com deficiência.

Assim, abrange o conceito da acessibilidade, na sua totalidade, representando todos os tipos de deficiência porque a acessibilidade vai muito além das estruturas físicas.

O logotipo de acessibilidade simboliza ainda “esperança e igualdade de acesso para todos”.

Este símbolo foi criado em 2015 pela Unidade de Design Gráfico do Departamento de Informação Pública da ONU em Nova York, mas as pessoas com deficiência ainda enfrentam barreiras para participar em pleno de todos os aspetos da sociedade. E por isso o caminho ainda é este: consciencializar o mundo de que as comunidades saem beneficiadas quando as barreiras são eliminadas e se atinge o progresso.

Assim, esta iniciativa teve como objetivos sensibilizar a comunidade para os direitos das pessoas com deficiência e divulgar e disseminar o atual símbolo da acessibilidade.

O caminho para uma cidadania justa, digna e inclusiva é este!

Comments are closed.