Convocatória- Assembleia Geral Ordinária (30/11/2021)
Novembro 24, 2021Convocatória- Assembleia Geral Ordinária (29/03/2022)
Março 11, 2022No dia 3 de dezembro assinalou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da APPACDM de Anadia celebrou este dia com várias ações. Além das atividades de promoção do bem-estar, do convívio intrainstitucional e do desenvolvimento de competências, direcionadas aos seus clientes, num dia que se dividiu entre cuidados de beleza, almoço-convívio e muita festa, a instituição envolveu-se em várias ações de sensibilização na comunidade.
Durante a tarde desse dia, realizou-se a Inauguração de uma Exposição de Pintura, a convite do projeto Anadia Maior. Esta exposição, patente na sede do projeto Anadia Maior, junto à Capela de S. Sebastião, reúne vários quadros pintados pelos clientes da instituição, na Oficina de Artes Plásticas. O processo criativo resultou em 10 telas, que surgiram após uma viagem interna suscitada pela música de Rodrigo Leão. Esta experiência permitiu descobrir que todos são diferentes e que todos têm perspetivas variadas de uma mesma experiência. E permitiu também descobrir que é essa diversidade que os une e apaixona. Expôs-se, desta forma, o valor da diversidade na sociedade, e a importância da compreensão da diferença como ponto de partida para a valorização, para a aceitação e para a inclusão de todas as pessoas na comunidade.
Dirigido, ainda, à sensibilização da comunidade em geral, colocou-se, no espaço exterior da Sede da APPACDM de Anadia, uma porta que, de forma simbólica, pretende chamar a atenção para a necessidade urgente de mudança de paradigma, uma PASSAGEM PARA O OUTRO LADO, o lado em que a diferença não é um problema individual, mas um valor da sociedade. De um lado, um mundo aborrecido – monocromático, homogéneo, uniforme – e, do outro, um mundo alegre – multicolor, com formas e tamanhos diversos. Alerta-se, assim, a comunidade para a necessidade de todos fazermos parte desta sociedade e que este deverá ser um esforço conjunto, porque a inclusão social é responsabilidade de todos e é urgente mudar de perspetiva: da perspetiva centrada na pessoa e na sua dificuldade para a perspetiva do valor que essa pessoa tem na sociedade e do apoio ou adaptação que é necessário fazer para a sua plena inclusão.
Por fim, direcionado para a população infantil, sensibilizando-a igualmente para a inclusão social e aceitação da diversidade existente na sociedade, surge a última mas não menos importante ação da APPACDM de Anadia no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A equipa técnica do CACI dinamizou, a convite da Biblioteca Municipal de Anadia, a Hora do Livro, com a leitura da história “Monstro Rosa” de Olga de Dios, que foi publicada no Facebook do Município de Anadia. Este conto, tal como se encontra espelhado no próprio livro, pretende ser uma história “(…) para entender a diversidade como elemento enriquecedor da nossa sociedade.” (retirado de resumo na contra-capa do livro “Monstro Rosa”), e foi este o ponto de partida para a nossa escolha.
E é com este olhar, dirigido às crianças, e sempre a desejar um futuro melhor para as pessoas com dificuldades intelectuais, que terminou o conjunto de ações de sensibilização, do CACI da APPACDM de Anadia!