Notícia #2: Debater a inclusão social – projeto “ Dá um passo em frente”

Convocatória- Assembleia Geral Ordinária
Novembro 20, 2019

Notícia #2: Debater a inclusão social – projeto “ Dá um passo em frente”

Ao longo deste ano e do próximo, decorre o projeto “ Dá um passo em frente” na APPACDM de Anadia que pretende debater, interna e externamente, o tema da inclusão social das pessoas com dificuldades intelectuais. Pretende-se, com este projeto, sensibilizar para as inúmeras barreiras e obstáculos que, consciente ou inconscientemente, colocamos à plena inclusão das pessoas com algum tipo de dificuldade (intelectual, motora, visual, auditiva).

Em última instância, informa-se a comunidade da necessidade urgente da mudança do paradigma: da perspetiva centrada na pessoa e na sua dificuldade para a perspetiva do tipo de apoio ou adaptação que é necessário disponibilizar na comunidade para a inclusão de todas as pessoas que a ela pertencem.

Este projeto engloba várias ações das quais se destacam a apresentação de uma performance no centro de Anadia com o nome Informance, várias deslocações ao concelho de Anadia com vista à utilização dos serviços da comunidade e à identificação e levantamento de limitações e barreiras à inclusão e ações de sensibilização junto da comunidade escolar e da comunidade em geral. Estas iniciativas culminam com a elaboração de um relatório descritivo sobre as barreiras existentes no município que condicionam a participação e inclusão das pessoas com dificuldades intelectuais e uma demonstração prática, junto dos órgãos executivos da Câmara Municipal de Anadia, das barreiras elencadas no relatório.

Em síntese, este projeto pretende listar as várias barreiras que é possível encontrar ao acesso físico, sensorial e comunicacional nos serviços, espaços e contextos no concelho de Anadia sejam eles privados ou públicos. De forma a sensibilizar todos para esta realidade, ir-se-á ainda colocar as pessoas em situação de desvantagem para que experimentem algumas das dificuldades que os jovens da APPACDM de Anadia experimentam no seu dia-a-dia.

Por fim, uma vez que inclusão social “é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão (…) provocada pelas diversas diferenças individuais” (wikipédia) e acessibilidade é “ a capacidade do meio de proporcionar a todos uma igual oportunidade de uso, de uma forma direta, imediata, permanente e o mais autónoma possível” (INR), falar de inclusão e acessibilidade é falar de direitos humanos uma vez que incluir e tornar acessível é fomentar a igualdade de oportunidades e estar incluído e ter acesso não é só responsabilidade da pessoa, é antes e primeiro que tudo, uma responsabilidade da comunidade e sociedade que deverá procurar estar adaptada o mais possível a todas as pessoas que a constituem.

Os comentários estão fechados.